Zona Sudoeste: Câmara do Rio aprova separar Barra da Tijuca e bairros vizinhos da Zona Oeste do Rio
Proposta foi aprovada com 32 votos favoráveis, 2 contrários e 4 abstenções, e será enviada agora para o prefeito Eduardo Paes, que terá 15 dias para decidir se sanciona a mudança ou se veta o texto.
Por: André Coelho Costa, TV Globo
Publicado em: 15/08/2025
A Zona Sudoeste da cidade do Rio poderá ser oficializada em breve. Isso é o que prevê um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (14), em segunda discussão.
A medida dá o novo nome para a área que inclui bairros que vão da Barra da Tijuca a Grumari, passando por Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Praça Seca e Vila Valqueire.
A proposta foi aprovada com 32 votos favoráveis, dois contrários e quatro abstenções, e será enviada agora para o prefeito Eduardo Paes, que terá 15 dias para decidir se sanciona a mudança ou se veta o texto.
O projeto, de autoria do vereador Doutor Gilberto (SDD) não altera a organização já definida oficialmente pela Prefeitura do Rio. Todos os bairros da Zona Sudoeste fazem parte da Área de Planejamento 4, que é diferente da Área de Planejamento 5 (AP-5), onde estão bairros como Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz.
Segundo Doutor Gilberto, a medida não vai significar aumento de despesa, já que não altera a organização administrativa da Prefeitura, nem de IPTU por exemplo. Na prática, a medida cria um novo "nome fantasia" para a região. Doutor Gilberto lembrou que uma lei de 2021 já deu o nome de Zona Oeste aos bairros da AP-5.
"Em 2021 um projeto criou a Zona Oeste, ficando de fora todos esses bairros citados para compor a Zona Sudoeste. O objetivo principal desse projeto é qualificar a expansão urbana e principalmente a distribuição espacial desses bairros", discursou.
Um dos que votou contra o projeto foi o vereador Pedro Duarte (Novo).
"Tenho receio de passar uma imagem para a população, e eu pude acompanhar isso, para alguns está parecendo como se a Barra estivesse desconfortável de estar misturada com o resto da Zona Oeste. Eu vi que muitas pessoas nas postagens nas redes sociais estavam achando que era isso. Isso seria fragmentar ainda mais a cidade, e acredito que o esforço deve ser de integrar o Rio de Janeiro".
Farão parte da Zona Sudoeste os seguintes bairros, segundo a lista oficial da Prefeitura:
- Barra da Tijuca
- Itanhangá
- Joá
- Recreio
- Camorim
- Vargem Pequena
- Vargem Grande
- Grumari
- Camorim
- Jacarepaguá
- Gardênia
- Anil
- Curicica
- Cidade de Deus
- Freguesia
- Pechincha
- Taquara
- Tanque
- Praça Seca
- Vila Valqueire
- Barra Olímpica