Viradouro é campeã do carnaval 2026

Vermelha e Branca de Niterói chegou ao seu 4º título homenageando o Mestre Ciça


Por: Redação

Publicado em: 18/02/2026

Viradouro homenageaou o Mestre Ciça.

Foto: Mauro Pimentel / AFP

A Unidos do Viradouro é a campeã do carnaval 2026 no Rio de Janeiro. A Vermelha e Branca de Niterói chegou ao seu 4º título com o enredo “Pra cima, Ciça!”, em que exaltou, em vida, Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos, comandante da bateria. O desfile, o 3º de segunda-feira (16), foi cheio de surpresas, emocionando o público e sobretudo os componentes — muitos ritmistas cruzaram a Avenida às lágrimas.


É a primeira vez que um integrante foi homenageado no Sambódromo em vida. Assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, o enredo contou acontecimentos importantes da vida do mestre de bateria, mostrando a esfera particular e sua contribuição em outras escolas durante a carreira.


Ciça participou da comissão de frente como homenageado, sendo levantado pelo tripé e aclamado pelos fãs na Sapucaí. Apesar de ser o tema do enredo, o mestre seguiu seu trabalho e voltou a comandar a bateria "Furacão Vermelho e Branco" no decorrer do desfile.


Neste ano, a Viradouro contou com a volta da atriz Juliana Paes como rainha de bateria. A musa ficou 18 anos fora da função na escola.

Viradouro homenageaou o Mestre Ciça.

Foto: Reprodução / TV Globo