Vaticano divulga primeiras imagens de Papa Francisco no caixão
Pontífice morreu em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca
Por: AFP
Publicado em: 22/04/2025
O Vaticano divulgou, nesta terça-feira (22), as primeiras imagens do papa Francisco deitado em um caixão de madeira na Casa Santa Marta, no Vaticano. O pontífice morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), vítima de um AVC e insuficiência cardíaca.
"Em uma das imagens, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, aparece rezando ao lado do pontífice. Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aparece dentro de seu caixão, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário entre as mãos.
Os fiéis poderão dar seu último adeus ao primeiro pontífice latino-americano a partir de quarta-feira (23), na Basílica de São Pedro. Segundo a imprensa italiana, meio milhão de fiéis são esperados para o funeral, assim como chefes de Estado e monarcas de todo o mundo.
Ao contrário de seus antecessores imediatos, Francisco escolheu a basílica de Santa Maria Maggiore de Roma como local de sepulcro, com uma lápide "simples", com apenas uma palavra: "Franciscus", seu nome de papa em latim.
'Feliz Páscoa'
Francisco foi internado em 14 de fevereiro no Hospital Gemelli de Roma, com uma bronquite que provocava dificuldades respiratórias. Ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral, o que exigiu um tratamento médico intensivo e pôs sua vida em perigo. Ele teve alta em 23 de março.
No domingo (20), ainda em convalescença, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e, com a voz fraca, desejou "Feliz Páscoa" a milhares de fiéis. Um pouco antes, recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, em uma audiência privada.
O protocolo prevê nove dias de serviços funerários e um período de 15 a 20 dias para organizar um conclave com 135 cardeais eleitores para escolher o sucessor. Mais de dois terços deles foram nomeados por Francisco.
Enquanto isso, o cardeal camerlengo, o irlandês Kevin Farrell, ocupará o cargo interinamente.