Unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde inicia calendário de atendimentos contra hanseníase em Nova Iguaçu

Carreta Roda Hans percorrerá cinco municípios até 28 de novembro. Confira os locais onde o veículo ficará estacionado.



Por: Redação

Publicado em: 28/10/2025

Veículo possui cinco consultórios e um laboratório.

Foto: Divulgação / SES-RJ

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) iniciou, pelo município de Nova Iguaçu, o calendário de atendimentos voltados ao combate à hanseníase no estado com o apoio de uma unidade móvel. A Carreta Roda Hans, veículo que possui cinco consultórios e um laboratório, percorrerá cinco cidades até 28 de novembro. Os atendimentos à população fazem parte do Programa Roda-Hans, parceria da SES-RJ com o Ministério da Saúde, a farmacêutica Novartis Brasil e que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

“A ação tem grande importância por levar o serviço móvel o mais próximo possível da população, permitindo rastrear novos casos e disponibilizar o tratamento a quem precisa”, afirmou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro.

Conforme a gerente de Hanseníase da SES-RJ, Ana Paula Chadimenos, além da demanda espontânea, haverá atendimento para pessoas que tiveram contato com casos confirmados pela SES-RJ, foco da busca ativa realizada pelos municípios.


Confira o calendário:


- Nova Iguaçu: 28/10 a 30/10 - Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.

- Belford Roxo: 4/11 a 7/11- Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade.

- São Gonçalo: 11/11 a 14/11, estacionamento do Assaí Atacadista, na Estrada Raul Veiga, 243.

- Guapimirim: 18 e 19/11, Praça da Emancipação, no Centro da cidade.

- Cordeiro: de 25/11 a 28/11, no Parque de Exposições Raul Veiga.


Capacitação a profissionais de saúde


O Programa Roda-Hans também funciona como treinamento teórico e prático para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios, além de integrantes do Programa Mais Médicos para o Brasil que atuam nas localidades. A aula inaugural de 2025 aconteceu nesta segunda-feira (27/10), em Nova Iguaçu. Ao longo das próximas semanas profissionais dos municípios que receberão a carreta vão participar das aulas.

Em 2024, a SES-RJ fez 340 atendimentos na unidade móvel, que percorreu as cidades de Campos, Nova Iguaçu e Magé. Do total de pessoas atendidas, foram registrados 12 casos novos de hanseníase.

No ano passado, o estado contabilizou 583 casos da doença. Em 2025, de janeiro a 13 de outubro, já são 423 registros, conforme a Gerência de Hanseníase da SES-RJ.