Terreno cedido por Zeca Pagodinho em Xerém vira horta comunitária
Produção vai beneficiar moradores de Caxias
Por: Redação
Publicado em: 28/07/2025
Uma horta comunitária e um viveiro de mudas estão sendo implementados em um terreno cedido pelo cantor Zeca Pagodinho, em Duque de Caxias, na Baixada. O projeto "Horta Urbana Xerém I" disponibilizará alimentos que beneficiarão dez famílias de agricultores e outros moradores da região.
Uma parcela da produção será vendida à cidade, enquanto a outra vai cozinhas solidárias, creches e grupos em situação de insegurança alimentar.
Os agricultores que irão trabalhar na horta foram alunos dos cursos de sustentabilidade desenvolvidos pelo Instituto Zeca Pagodinho, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles poderão usar parte da horta para plantio exclusivo e como fonte de renda.
Serão realizados também o mapeamento e o diagnóstico das redes locais, um incentivo à criação de infraestruturas comunitárias, ações de comunicação e iniciativas de educação alimentar, com o apoio da ONG Cidades Sem Fome.
A horta, que fica numa área de 8 mil m², em Xerém, tem sua primeira colheita prevista para o dia 25 de setembro.
"A jornada para a implantação da Horta Xerém I tem sido um desafio muito estimulante e prazeroso. Poder proporcionar alimentos saudáveis e orgânicos para a população do distrito de Xerém é uma honra muito grande. Eu espero que esse seja o início da realização desse sonho e que ele cresça e dê muito mais frutos do que os que já vamos ter com a realização desta horta. Tem muito mais coisa boa por aí", diz Cynthia Souza, coordenadora de sustentabilidade do Instituto Zeca Pagodinho.
Diretor geral do IZP e filho do sambista, Louiz Carlos da Silva diz que o projeto vai permitir, também, outros "frutos". "Eu espero que, muito em breve, a gente possa estar aí distribuindo essa produção. A meta é que a gente consiga, na sequência, iniciar outros projetos, como o pomar, uma área para as pessoas fazerem piquenique, um jardim sensorial. A horta é o primeiro movimento desse programa de sustentabilidade que estamos fazendo e do qual já vamos poder colher os frutos."