Temporal provoca estragos em diversos pontos do Rio

Chuva forte provocou quedas de árvores e alagamentos na capital e na Baixada


Por: Redação

Publicado em: 20/01/2026

Árvore cai na rua Dona Delfina.

Foto: Reprodução/TV Globo

O temporal que atingiu o Rio na noite desta segunda-feira (19) provocou estragos em diversos pontos do estado. Na capital, houve registros de alagamentos em bairros da Zona Norte, bolsões d'água e quedas de árvores. Nesta terça-feira (20), feriado de São Sebastião, o tempo segue instável e há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia, com ventos moderados a fortes. A máxima prevista é de 26ºC e a mínima de 18°C. 


De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas - entre 22h30 do dia 18 e 22h30 do dia 19 - foram registrados em Irajá (56mm), Ilha do Governador (54,2mm) e Penha (51,1mm). Já os maiores acumulados de chuva entre 22h30 de ontem e 03h30 desta terça ocorreram na Avenida Brasil/Mendanha (35mm), Rocinha (33,4) e Santa Cruz (29mm). 


Ao todo, ocorreram 39 pontos de bolsão d'água pela cidade durante o temporal. A maioria em áreas da Zona Norte, mas também houve em Ipanema, Catete, Glória e Centro. Por conta da chuva forte, foram registrados pontos de alagamento na Avenida Teixeira de Castro, na altura da Rua Barros Barreto, em Bonsucesso, e na Rua Conde de Leopoldina, na altura da Rua Monsenhor Manuel Gomes, em São Cristóvão, ambos na Zona Norte. Moradores também relataram ruas tomadas pela água próximas ao conjunto do Ipase, na Vila Kosmos, na mesma região. Houve registros de quedas de árovres na Rua Neri Pinheiro, na Cidade Nova, na Rua Dona Delfina, na Tijuca e na Rua Caçapava, no Grajaú. 

Moradores registraram alagamento na Vila Kosmos.

Foto: Reprodução

Na Baixada Fluminense, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piabetá, em Magé, foi invadida pela água. Houve também registro de chuva forte em Belford Roxo e Nova Iguaçu. Em Itaguaí, moradores do bairro Coroa Grande também sofreram com alagamentos. 


VEJA OS VÍDEOS

UPA DE PIABETÁ / MAGÉ

COROA GRANDE / ITAGUAÍ

BELFORD ROXO

VALVERDE / NOVA IGUAÇU

Petrópolis, na Região Serrana, entrou em estágio operacional de Atenção e abriu 15 pontos de apoio para moradores de áreas de risco. Quatro famílias chegaram a ser acolhidas em três desses abrigos. A Defesa Civil não registrou, até o momento, nenhuma ocorrência provocada pela chuva, e os locais montados em escolas da cidade foram desmobilizados às 7h30 desta terça-feira. 


Veja as cidades com maiores acumulados nas últimas 24 horas:


  • Duque de Caxias - 212,4 mm (Cemaden Estadual)
  • Angra dos Reis - 163,0 mm (Fonte: Cemaden Nacional)
  • Mangaratiba - 154,6 mm (Fonte: Cemaden Nacional)
  • Itaguaí - 138,8 mm (Fonte: Cemaden Nacional)
  • Queimados - 127,6 mm (Fonte: Cemaden Nacional)


Alerta de ressaca no litoral do Rio


Além da chuva, o Centro de Operações e Resiliência informou que a Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para a orla da cidade. O alerta começou às 15h desta segunda-feira e vai até as 21h de terça. Segundo a Marinha, as ondas podem atingir até 2,5 metros de altura. A recomendação é evitar banho de mar, esportes aquáticos, permanência em mirantes e circulação de bicicletas na orla caso as ondas alcancem a ciclovia. Em situações de emergência no mar, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.


Previsão do Tempo


Segundo o Climatempo, a terça-feira deve ser chuvosa ao longo de todo o dia e também à noite, com temperaturas entre 20 °C e 27 °C. Na quarta-feira (21), o tempo segue instável, com chuva durante o dia, possibilidade de chuvisco à noite e céu nublado, e os termômetros variam de 20 °C a 25 °C. Já na quinta (22) e na sexta-feira (23), o sol aparece entre nuvens, mas ainda há previsão de pancadas rápidas de chuva ao longo do dia e à noite, com temperaturas entre 20 °C e 27 °C.