São João de Meriti lança Operação Metanol para combater bebidas adulteradas

Equipes iniciaram fiscalizações e ações educativas em bares e mercados


Por: Redação

Publicado em: 10/10/2025

O secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Neto, acompanhou as vistorias no primeiro dia de fiscalizações.

Foto: Joyce Vitória / PMSJM

A Prefeitura de São João de Meriti iniciou a Operação Metanol, com foco na fiscalização, controle e educação sanitária em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.

Equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram as inspeções em mercados e bares do município. As fiscalizações ocorrerão diariamente, com a publicação de boletins semanais que trarão resultados e alertas sanitários.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Neto, destacou a importância da iniciativa. “O nosso objetivo principal é fiscalizar sistematicamente bares e locais de distribuição e armazenamento dessas bebidas, para que tenhamos certeza de que todas elas, principalmente as destiladas, não estejam adulteradas”.


Entre as ações previstas para as próximas semanas estão o mapeamento e classificação dos pontos de venda de bebidas no município, a coleta e análise laboratorial de amostras suspeitas e a intensificação das ações conjuntas com o PROCON, Guarda Municipal e Polícia Civil.

Segundo a organização municipal, se forem encontrados produtos danificados, eles serão apreendidos e encaminhados para análise. Caso aconteça em grandes volumes, o lote será lacrado e ficará suspenso até a divulgação do resultado dos exames.


A operação também terá caráter educativo, com distribuição de panfletos informativos à população, orientando sobre os riscos de consumir bebidas sem registro, lacre ou nota fiscal.