Rio anuncia licitação para obras do novo Mercado Popular da Uruguaiana

Com orçamento de R$ 84,4 milhões, o espaço vai contar com 1,6 mil boxes


Por: O Dia

Publicado em: 05/05/2025

Novo espaço vai contar com quatro pavimentos e reurbanização do entorno

Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta segunda-feira (5), a abertura do processo de licitação para escolher a empresa que vai realizar as obras no novo Mercado Popular da Uruguaiana, no Centro do Rio, após o local ser atingido por um incêndio no início deste ano.

O projeto prevê a transformação da estrutura em uma espécie de shopping, com quatro pavimentos que vão contar com cerca de 1,6 mil boxes.

A previsão é que o camelódromo tenha mais espaço nas áreas comuns. O orçamento estimado da obra é de R$ 84,4 milhões, com prazo de conclusão de 16 meses. A licitação será aberta no dia 9 de junho.


A proposta propõe a demolição do mercado existente e a reurbanização completa do entorno, com a criação de um boulevard que conectará as ruas Uruguaiana e Presidente Vargas, incentivando a circulação de pedestres e promovendo maior integração com o espaço urbano.

“A ideia do novo mercado é tornar o local mais agradável e mais seguro para os comerciantes e o público em geral. Integrando de uma forma melhor o Novo Mercado Popular com a arquitetura do entorno. Com este formato poderemos contemplar os bens tombados da região. Sem contar que teremos um boulevard que facilitará a circulação de pessoas e um sistema moderno de prevenção à incêndio seguindo a legislação do Corpo de Bombeiros”, revelou o secretário de Infraestrutura Wanderson Santos.


Os quatro pavimentos serão divididos: no térreo, os boxes estarão organizados em fileiras identificadas, com duas praças de alimentação, sanitários, áreas para carga e descarga, além de uma loja âncora com acesso direto pelas duas vias principais. Os três mezaninos avançam para o interior do espaço como balcões suspensos, oferecendo visão panorâmica desde o térreo.

O primeiro e segundo mezaninos abrigarão mais boxes comerciais e sanitários. O segundo contará ainda com varandas externas voltadas para as ruas Uruguaiana e Presidente Vargas, o que garantirá ventilação cruzada e integração visual com o entorno. Já o terceiro mezanino será destinado a órgãos da Prefeitura, promovendo maior presença institucional na área.

A cobertura do novo mercado será metálica, com estrutura treliçada e telhas trapezoidais de alumínio, em alinhamento com o Plano Agache, respeitando a arquitetura das galerias tradicionais do centro histórico.

O projeto ainda prevê 10 mil metros quadrados de reurbanização no entorno, com calçadas acessíveis e melhorias no paisagismo e infraestrutura urbana.

Mercado continuará funcionando durante as obras

As obras serão executadas em quatro fases, de forma a permitir que o mercado continue funcionando durante o processo. Nenhum trabalhador será deixado sem espaço para atuar: os comerciantes afetados temporariamente pelas intervenções serão realocados para locais provisórios ainda a definir, garantindo a continuidade das atividades.

“Vamos dividir a obra em fases para minimizar o impacto da intervenção. Só iniciaremos uma nova etapa quando a outra estiver concluída. O Novo Mercado da Uruguaiana será um espaço moderno, seguro e digno para os comerciantes e para os milhares de cariocas que passam diariamente pela região e movimentam a economia da cidade”, completou o secretário.