Ramais Santa Cruz e Saracuruna terão viagens mais rápidas até a Central do Brasil
SuperVia vai implementar nova grave de horário a partir de terça-feira
Por: O Dia
Publicado em: 10/08/2025
Rio - A partir de terça-feira (12), a SuperVia vai implementar uma nova grade de viagens nos ramais Japeri e Santa Cruz, nos horários de pico da manhã (entre 5h e 8h), e no ramal Saracuruna (entre 5h e 8h) e pico da tarde (entre 16h e 20h). As mudanças, aprovadas pela Agetransp, têm como base estudos de demanda.
No ramal Japeri, durante o pico da manhã, os trens expressos no trecho de Nova Iguaçu até a Central do Brasil terão o intervalo médio reduzido de 10 para 6 minutos. Também haverá melhora no trecho entre Japeri e Nova Iguaçu, com o intervalo passando de 20 para 15 minutos.
Já no Saracuruna, os trens que circulam entre Gramacho e Central do Brasil, tanto no horário de pico da manhã quanto da tarde, terão o intervalo reduzido de 15 para 12 minutos. Além disso, as composições vão chegar ao destino final da viagem em tempo menor.
“O passageiro vai perceber que as viagens de Gramacho durarão menos tempo. A expectativa é de que o tempo total da viagem tenha uma redução de até 5 minutos, graças a um intenso trabalho de manutenção e inspeção que realizamos ao longo da via”, explica Julia Neves, gerente de Engenharia e Planejamento Operacional da SuperVia.
No ramal Santa Cruz, durante o pico da manhã, os trens expressos no trecho Campo Grande à Central do Brasil terão o intervalo médio reduzido de 10 para 9 minutos. Houve ainda melhora no trecho entre Santa Cruz e Campo Grande, com o intervalo passando de 20 para 18 minutos. O tempo total do trajeto até o terminal Central do Brasil também foi encurtado em cinco minutos.
A SuperVia reforça que a nova grade será plenamente executada desde que não haja intercorrências externas, como furtos de cabos, vandalismo de equipamentos e outros fatores que comprometem a operação e impactam diretamente a prestação do serviço.