Quiosques e restaurantes de Copacabana são autuados por comida vencida e problemas estruturais

Fiscalização da Secretaria de Defesa do Consumidor e o Procon-RJ acontece uma semana antes do show de Lady Gaga



Por: O Dia

Publicado em: 26/04/2025

Secretaria de Defesa do Consumidor e Procon-RJ realizam fiscalizações em quiosques e restaurantes de Copacabana

Divulgação


Rio - Dez estabelecimentos alimentícios foram autuados em Copacabana, na Zona Sul, nesta sexta-feira (25). Entre quiosques, bares, lanchonetes e restaurantes, a fiscalização, da Secretaria de Defesa do Consumidor e Procon-RJ, encontrou comida vencida e problemas estruturais.


Nos quiosques da orla, os agentes encontraram irregularidades como cobrança de consumação mínima - que configura prática abusiva proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC); produtos sem especificação quanto à procedência, data de manipulação e validade; e ausência de cartaz do PROCON 151. Além de problemas estruturais, como cozinhas sujas, ralos inadequados, pontos de ferrugem em geladeiras e refrigeradores, lixeiras sem pedal, entre outros.


Já em restaurantes, bares e lanchonetes fiscalizados, foram encontrados alimentos sem especificação quanto à procedência, data de manipulação e validade, e problemas estruturais como fiação exposta, piso quebrado ou com rachadura, ferrugem em geladeiras e refrigeradores, e ralos inadequados.


A ação faz parte de uma série de fiscalizações do Procon-RJ, que já havia autuado outros oito quiosques na quinta-feira (24). A vistoria acontece uma semana antes do show gratuito da cantora Lady Gaga na praia de Copacabana, em 3 de maio. Para o evento, é esperado um público de 1,6 milhão de pessoas entre cariocas e turistas.


"Encontrar alimentos vencidos ou sem origem em Copacabana, às vésperas de um grande evento como o show da Lady Gaga, é inaceitável. Essas falhas colocam em risco a saúde de turistas e moradores. Os 18 estabelecimentos autuados até agora têm um prazo de 15 dias para se defender", explica o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.