Avaliação de Lula entre deputados melhora e parlamentares deixam de ver oposição como favorita para 2026

Em junho, avaliação negativa era maior que a positiva. Agora, há empate técnico. Também passou haver empate entre quem vê Lula e entre quem vê a oposição como favorito para a disputa presidencial.


Por: Ana Carolina Montoro, g1

Publicado em: 12/12/2025

Pesquisa Quaest mostra que a avaliação de Lula entre os deputados federais melhorou.

Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (12) mostra que a avaliação de Lula entre os deputados federais melhorou, e que os parlamentares deixaram de ver a oposição como favorita para a disputa presidencial de 2026.


No último levantamento, realizado em junho, Lula tinha uma avaliação negativa maior que a avaliação positiva. Agora há empate técnico.


Veja os números:


  • Positivo: 38% (eram 27%)
  • Negativo: 40% (eram 46%)


Em junho, a maior parcela dos deputados acreditava que a oposição era a favorita nas eleições de 2026. Agora, também passou a haver empate técnico entre os que acham que a oposição é favorita e os que acham que Lula é o favorito.


Veja os números


  • Lula é o favorito: 43% (eram 35%)
  • Candidato de oposição é o favorito: 42% (eram 50%)


Foram entrevistados 167 deputados (são 513 no total) entre 29 de outubro e 11 de dezembro. A margem de erro é de 7 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.


"A elite política no Congresso está ponderando os acontecimentos do segundo semestre: tarifaço com fim feliz para Lula, inflação de alimentos em baixa e direita dividida. Tudo isso somado, aumentam as perspectivas eleitorais do Lula, na opinião dos parlamentares', diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.


Avaliação de Haddad piora em relação a 2024


Segundo a Quaest, avaliação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), piorou na comparação com o último levantamento, feito em maio de 2024.


O levantamento aponta um empate técnico entre os que avaliam o ministro positivamente (39%) e os que avaliam negativamente (42%). Em maio de 2024, a parcela dos que avaliavam positivamente era maor (48%) dos que avaliavam negativamente (29%).


Avaliação de Hugo Motta


O levantamento também mostra que 55% dos deputados avaliam positivamente o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e 13% de forma negativa.


Em relação ao levantamento anterior, houve estabilidade – Motta tinha 68% de avaliação positiva em junho e 6% de negativa –, mas a diferença entre os dois grupos saiu de 43 pontos para 25 pontos.


Avaliação do STF


A avaliação que os deputados fazem do STF também permaneceu estável: 49% veem o trabalho como negativo, ante 48% em junho; e 36%, como positivo, ante 27% em junho.