Presidente Lula recebe líderes para primeira reunião do Brics no MAM

Chefes de Estado se reúnem no Rio para discutir temas como paz, governança global, multilateralismo e assuntos econômicos


Por: Rachel Siston, O Dia

Publicado em: 06/07/2025

Presidente Lula posa com líderes dos países-membros do Brics no MAM, no Rio

Reginaldo Pimenta/Agência O DIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os chefes de Estado e de Governo, no Museu de Artes Modernas, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, para a primeira reunião da Cúpula do Brics. Os líderes dos países do Sul Global se encontram neste domingo (6) para discutir, entre outros temas, a paz, governança global, multilateralismo e assuntos econômicos.


As sessões, previstas para começar às 10h50, sofreram atrasos, e, antes disso, os líderes dos 11 países membros posaram para a foto oficial. Na imagem, ficaram posicionados, respectivamente, os chefes de Estado e Governo da Rússia, Egito, Indonésia, África do Sul, Brasil, Índia, China, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.


A primeira sessão plenária trata da "Paz e Segurança e Reforma da Governança Global". Os líderes também participam de um almoço de trabalho. Em seguida, está prevista a chegada dos chefes de delegação de organismos internacionais, países de engajamento externo e parceiros. Ainda durante a tarde, ocorre a última reunião do dia, sobre "Fortalecimento do Multilateralismo, Assuntos Econômico-Financeiros e Inteligência Artificial".

O evento no Rio causou uma série de medidas de segurança e logística - incluindo um feriado municipal decretado nesta segunda-feira (7). Por conta do evento, algumas vias serão interditadas neste domingo e segunda. Os bloqueios acontecem nas avenidas Atlântica, em Copacabana, e Infante Dom Henrique, no Aterro do Flamengo. Até a meia-noite de segunda-feira (7), só serão permitidas a passagem de carros das delegações e moradores de Copacabana que apresentarem comprovante de residência.


Além disso, a circulação de pedestres nas áreas de segurança do Aterro do Flamengo estará fechada. O acesso de pedestres à orla da praia do Flamengo está até segunda-feira.


O Brics é composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Indonésia, e ainda tem como países parceiros a Bielorrússia, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.


À noite, o presidente Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva recebem os chefes de Estado e de Governo e os dirigentes de organismos internacionais para uma recepção oficial. Nesta segunda-feira (7), as lideranças voltam a se reunir no MAM, para a sessão plenária "Meio Ambiente, COP30 e Saúde Global".


Brics movimenta economia do Rio


Todos os eventos do BRICS, incluindo a Cúpula de Chefes de Estado, que acontecem neste domingo (6) e segunda-feira (7) no Rio, devem movimentar a economia carioca em cerca de R$ 70 milhões, segundo estimativa da Prefeitura do Rio. É o que mostra a publicação “BRICS em Dados”, estudo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo Instituto Fundação João Goulart e pela Coordenadoria de Relações Internacionais da cidade do Rio.


O prefeito Eduardo Paes disse que a realização da Cúpula do BRICS 2025 no Rio de Janeiro é mais uma grande oportunidade para reforçar a posição da cidade como um centro global de diplomacia, negócios e inovação.


"Um evento dessa magnitude impulsiona setores estratégicos como turismo, infraestrutura e serviços, gerando empregos e desenvolvimento. Ao sediar debates fundamentais sobre saúde global, comércio, investimento, finanças, mudanças climáticas, governança da inteligência artificial, segurança internacional e a própria evolução institucional do BRICS. O Rio se consolida, com orgulho, como a verdadeira Capital do Sul Global", disse Paes.


Lula e presidente da Nigéria fortalecem parcerias estratégicas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde deste sábado (5) com o presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, em reunião que antecedeu a Cúpula do BRICS. A Nigéria é um dos dez países parceiros do grupo.


No encontro, os líderes celebraram os resultados da recente missão do Vice-Presidente Geraldo Alckmin à cidade de Abuja, por ocasião da retomada do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria. Reafirmaram a disposição de aprofundar as relações bilaterais entre os países, que têm laços históricos e interesses de desenvolvimento comuns.


A ampliação do intercâmbio comercial e dos investimentos recíprocos foi uma das prioridades tratadas no encontro, tendo em vista o tamanho dos mercados consumidores e o potencial das economias brasileira e nigeriana.


Os presidentes ressaltaram a importância de estabelecer conexões aéreas diretas entre os países, o que alavancaria o turismo e as oportunidades de negócios dos dois lados do Oceano Atlântico.


O que é o Brics?


É um foro de articulação político-diplomática de países que formam o Sul Global, que busca cooperação internacional e o tratamento multilateral de temas globais.

Além de buscar mais influência e equidade de seus integrantes em instituições como Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brics tem ainda o objetivo de criar de instituições voltadas para seus participantes, como o Novo Banco de Desenvolvimento, chamado de banco do Brics.