Nilópolis decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito José Carlos Cunha

Cunha foi responsável por ações importantes, como aberturas do Conselho Tutelar e escolas


Por: O Dia

Publicado em: 23/07/2025

José Carlos Soares da Cunha, de 75 anos, que morreu na última terça-feira

Divulgação

A Prefeitura de Nilópolis decretou luto oficial de três dias em homenagem ao ex-prefeito de Nilópolis, José Carlos Soares da Cunha, 75 anos, que morreu na última terça-feira (22/7), depois de lutar contra um câncer. Ele governou o município de 1997 a 2000.


Em sua gestão, Cunha, que era conhecido no meio político como Zé Carlos Cunha, deu posse ao primeiro Conselho Tutelar de Nilópolis, assinou o decreto de tombamento de prédios históricos da cidade, abriu a Escola de Capoeira Mestre Pastinha e a então Escola Municipal de Dança Ana Pavlova.



Anteriormente, foi secretário municipal de Obras (na gestão de Manoel Neca) e exerceu três mandatos como vereador. O velório foi na terça-feira (22/7) a partir das 13h, e o sepultamento, às 16h30, no Cemitério de Olinda, na cidade.


Em 1998, Cunha empossou o primeiro Conselho Tutelar. No ano seguinte, assinou o decreto de tombamento do prédio da Loja Maçônica União de Iguassú, da Sinagoga Israelita, do Palacete Queiróz Lopes, da Capela de São Matheus, da Igreja Nossa Senhora da Conceição e da Igreja de São Sebastião.


Com seu jeito carismático, afetuoso e simples, foi casado com dona Rose Cunha, já falecida, e deixa dois filhos e netos.