PM achado morto em Duque de Caxias foi baleado na Maré em troca de tiros com traficantes, aponta investigação
Durante o tiroteio, um jovem de 21 anos, sem envolvimento com o tráfico, também acabou morto após ser atingido
Por: Extra
Publicado em: 22/07/2025
Encontrado sem vida dentro de um carro deixado no bairro Parque Duque, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta segunda-feira (21), o sargento da Polícia Militar Gabriel Guimarães Sá Izau, de 41 anos, foi morto a 15 quilômetros dali, na Vila do João, uma das comunidades do Complexo da Maré. De acordo com a investigação, cujos detalhes foram revelados pelo RJ2, da TV Globo, ele entrou de carro na favela e atirou contra traficantes, que reagiram e acabaram matando o agente. Ainda não se sabe o que motivou a ação do policial.
Durante o tiroteio, um jovem de 21 anos também acabou morto após ser atingido. Trata-se do barbeiro Robson Freire da Silva, que chegou a ser levado para a UPA da Maré. A Polícia Civil informa que ele não tinha anotações criminais nem qualquer envolvimento com o tráfico.
O corpo do PM foi encontrado, por equipes do 15º BPM (Duque de Caxias), com marcas de tiros no banco de trás de um Ford Ecosport branco, deixado na Rua Ferreira Viana por volta das 16h de domingo (20). Os agentes, então, acionaram a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), que realizou a perícia no local e está investigando o caso.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o carro é estacionado. Um homem usando luvas descartáveis e boné sai do automóvel olhando para baixo e, logo em seguida, entra em outro veículo, que vai embora rapidamente.
Há cerca de 20 anos na corporação, Gabriel estava lotado no Batalhão de Polícia de Choque. Ele deixa a mulher e um filho. O Batalhão de Choque publicou uma nota de pesar nas redes sociais.
"Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e força aos familiares, amigos e colegas de trabalho", disse um trecho.