PF apreende celular de suspeito de compartilhar conteúdos de abuso infantil
Morador de Seropédica foi identificado após cooperação internacional
Por: O Dia
Publicado em: 02/04/2025
Rio - A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (2), uma ação contra crimes de armazenamento e compartilhamento de materiais contendo cenas de abuso sexual infantil na internet. O alvo foi um homem de 43 anos, morador de Seropédica, na Baixada Fluminense.
Durante a operação Olho de Hórus II, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do investigado e recolheram seu celular, que passará por perícia técnica.
As investigações começaram em 2024, após um órgão de segurança dos Estados Unidos alertar as autoridades brasileiras sobre a circulação desses conteúdos em um site da "Dark Web". A cooperação internacional permitiu identificar o suspeito, que também utilizava uma rede social para disseminar os arquivos.
Ele foi levado à sede da PF em Nova Iguaçu para prestar depoimento e pode responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil. Se somadas, as penas podem chegar a 10 anos de prisão. O homem não teve sua identidade divulgada.
A PF também realizou uma operação na terça-feira (1º), em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, com o mesmo objetivo. Na ocasião, um homem de 60 anos foi alvo de um mandado de busca e apreensão após ser identificado como responsável pelo compartilhamento de mais de 10 mil fotos e vídeos contendo cenas de abuso infantil na internet.
O que é 'Dark Web'?
A "Dark Web" é uma parte da internet que não pode ser acessada por navegadores comuns e exige softwares específicos para conexão. Esse ambiente, que garante anonimato aos usuários, é utilizado tanto para fins legítimos, como liberdade de expressão em países com censura, quanto para atividades ilícitas, incluindo o comércio de drogas, armas e a disseminação de conteúdos criminosos.