Petrópolis terá o primeiro museu dedicado a gatos no Brasil

Espaço será inaugurado no mês de março em meio ao charmoso Centro Histórico da cidade






Por: O Dia

Publicado em: 02/03/2025

Museu dos Gatos, em Petrópolis

Foto: Divulgação





Petrópolis - Reconhecida pelos casarões e museus que carregam consigo parte da história do império, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, entra mais uma vez para os registros com a inauguração do Museu do Gato, o primeiro no país dedicado a homenagear os felinos. O espaço que vai funcionar entre as ruas Raul de Leoni e Ipiranga, próximo a pontos turísticos como a Catedral, Casa de Petrópolis (7 erros) e Museu Imperial, será inaugurado em março, com uma recepção para convidados e aberto ao público no dia 15, prometendo em sua chegada uma ampla coleção expositiva sobre os “bichanos”.


“O Museu do Gato é um sonho antigo que agora se torna realidade. Petrópolis tem uma vocação cultural muito forte, e trazer um espaço inédito como esse, voltado exclusivamente aos gatos, une arte, história e afeto em um mesmo ambiente”, destaca Lucimere Mazurec, idealizadora do projeto.


A iniciativa partiu da petropolitana, que é artista plástica e conhecida por suas criações que homenageiam pontos turísticos e históricos da cidade sonhada pela família de Dom Pedro. O objetivo, segundo ela, é integrar arte e o amor pelos gatos, em uma experiência única que começa modesta, mas deve ser ampliada ao longo dos próximos meses.


“A proposta é que o público não só admire as obras, mas também vivencie a experiência de ver o mundo pela perspectiva de um gato. Queremos encantar tanto os apaixonados por arte quanto os apaixonados pelos felinos”, explica Lucimere.


Entre as presenças vips confirmadas para a noite de abertura estão o Xartrux, considerado o maior gato do mundo, além da menina Sofia Helena, pintora mirim que expôs no Louvre, em Paris - França. O museu vai funcionar sempre aos sábados, domingos e feriados. Já o ateliê de Lucimere, abre as portas de terça a domingo, no mesmo endereço.


“Será um espaço de cultura, arte e muita fofura. Tenho certeza de que o Museu do Gato vai conquistar moradores e turistas”, finaliza a artista.