Operação nacional contra abuso sexual de crianças e adolescentes tem presos no Rio

Idoso e três homens tiveram prisão em flagrante na capital, Nova Iguaçu e Angra dos Reis


Por: O Dia

Publicado em: 08/10/2025

Ação combate crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes

Divulgação/Polícia Federal

A Operação Nacional Proteção Integral III mira, nesta quarta-feira (8), envolvidos em abusos sexuais de crianças e adolescentes. Os crimes são praticados principalmente pela internet e os alvos procurados em 16 estados. Ao todo, a Polícia Federal cumpre 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva. No Rio, até o momento, quatro homens foram presos em flagrante, na capital, Baixada Fluminense e Costa Verde. 


A ação tem o objetivo de combater os crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, 617 agentes da PF de todos os estados participam da operação, com apoio de 273 policiais civis do Rio, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Até o momento, foram registradas 49 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas.


Na cidade do Rio, as equipes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nos bairros do Recreio dos Bandeirantes e Taquara, na Zona Sudoeste, em Realengo, na Zona Oeste, e no Méier, Zona Norte. Nos dois últimos, um homem de 22 e outro de 23, respectivamente, foram presos em flagrante por armazenar conteúdo com cenas de abuso sexual infantil. 


Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão e prenderam um idoso de 70 anos por armazenar conteúdo com cenas de abuso sexual infantil. Já em Angra dos Reis, na Costa Verde, foram duas buscas e apreensão no Parque Mambucaba, onde um homem de 42 anos também acabou preso em flagrante pelo mesmo crime. No município de Quissamã, no Norte Fluminense, o celular e o computador de um investigado foram apreendidos e passarão por perícia. 



Operação prendeu mais de 1,6 mil em 2025

A ação desta quarta-feira é a terceira fase da operação, que já havia sido realizada em março e maio de 2025. Somente entre janeiro e setembro, a Polícia Federal cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais. A PF alerta aos pais e responsáveios sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. "A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes".