MPRJ e PM realizam operação no Complexo da Mangueirinha
Até o momento, três suspeitos foram presos. A ação visa cumprir outros 25 mandados de busca e apreensão
Por: O Dia
Publicado em: 09/07/2025
O Ministério Público (MPRJ), com apoio de agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realiza uma operação nesta quarta-feira (9) no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Até o momento, três suspeitos foram presos, entre eles Carlos Eduardo Santos da Silva, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho no interior do Estado.
A ação, realizada por por meio da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Teresópolis e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), visa cumprir 25 mandados de busca e apreensão e seis de prisão contra integrantes da organização criminosa com atuação em Teresópolis, investigados pelos crimes de homicídio e associação para o tráfico.
Os agentes atuam nas comunidades do Corte Oito, Santuário e Sapo, em Caxias, área sob domínio das facções investigadas. Também participam da operação o Batalhão de Choque, de Ações com Cães e a Polícia Militar do Espírito Santo. Apesar da concentração maior no Complexo da Mangueirinha, também há mandados sendo cumpridos em Teresópolis, principalmente em Quinta Lebrão, Fonte Santa e Paineiras.
As diligências são resultado de mais de um ano de monitoramento realizado pelo MPRJ, por meio da CSI e do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP). Nesse período, as investigações permitiram a realização de prisões e apreensões que enfraqueceram significativamente a atuação do Comando Vermelho em Teresópolis. Foram apreendidos mais de 100 kg de cocaína, veículos e diversas armas — incluindo um fuzil AK-47 Kalashnikov — além de cerca de R$ 50 mil em espécie. Ao menos sete integrantes da facção foram presos ao longo das investigações.
Impactos
Devido a operação, a Prefeitura de Duque de Caxias, através das Secretarias de Educação e Saúde, informou que sete escolas municipais estão com aulas suspensas e duas unidades de saúde (Mangueirinha e Centenário) estão em estado de atenção, sem suspensão do atendimento, até o momento.