Motorista que derrubou passarela na Rio-Teresópolis diz não ter percebido a caçamba levantada
Polícia Civil aguarda resultado da perícia para saber se houve falha mecânica no veículo. Acidente terminou com a morte de José Antônio Mendes, de 62 anos
Por: Thalita Queiroz, O Dia
Publicado em: 21/11/2025
Rafael Silva, motorista do caminhão que derrubou uma passarela na rodovia Rio–Teresópolis, afirmou em depoimento à Polícia Civil que não percebeu que a caçamba do veículo estava levantada. Ele foi ouvido nesta quinta-feira (20), na 65ª DP (Magé), e liberado em seguida. José Antônio Mendes, de 62 anos, passava pelo local no momento em que a estrutura desabou e atingiu o carro em que ele estava. A vítima morreu na hora.
Agora, os investigadores aguardam o resultado da perícia para determinar se houve falha mecânica no caminhão ou se o motorista esqueceu de abaixar a caçamba. Ao DIA, uma testemunha que passou pelo acidente cerca de dois minutos após o ocorrido disse que Rafael desceu do caminhão desesperado ao perceber o que havia acontecido. "Ele estava gritando bastante, pedindo ajuda, desesperado. Dizia que nunca tinha falhado", disse. Ainda segundo a testemunha, havia outros dois homens no caminhão com Rafael, todos uniformizados com roupas laranja.
A ocorrência aconteceu na manhã de quarta-feira (19), na pista sentido Guapimirim, na altura da Vila Inca, em Magé, na Baixada Fluminense. José Antônio morreu no local. Já Rafael Silva sofreu apenas ferimentos leves. Ele recebeu os primeiros atendimentos pela Ecovias Rio Minas e, em seguida, foi levado para o Hospital Municipal de Magé. De acordo com a unidade de saúde, Rafael deu entrada sem ferimentos aparentes, mas estava agitado. Ele foi medicado e recebeu alta na sequência.
Tragédia semelhante há 10 anos
A queda da passarela na rodovia Rio-Teresópolis relembrou uma outra tragédia semelhante ocorrida há 10 anos. Em 28 de janeiro de 2014, um caminhão, que também estava com a caçamba levantada, derrubou uma passarela na Linha Amarela, na altura de Pilares, sentido Centro do Rio.
A estrutura despencou sobre a via e esmagou dois carros e uma moto que passavam no momento do impacto. Ao todo, quatro pessoas morreram e outras seis se feririam.


