Marotto Miranda teve encontro com idosos do projeto 60+ na sede da Prefeitura
Visita reforçou valorização da terceira idade na cidade
Por: O Dia
Publicado em: 01/08/2025
Mesquita - Idosos que participam do projeto 60+, da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, estiveram na sede da prefeitura para conhecer de perto o prefeito Marotto Miranda.
O projeto 60+ é voltado para idosos com limitações físicas, cognitivas e comorbidades diversas, que encontram nas atividades oferecidas um espaço acolhedor e adaptado às suas necessidades.
Atualmente, as turmas funcionam em dois polos: na Praça PEC, em Santo Elias, e na Vila Olímpica, no Cosmorama. Mas, em breve, um terceiro local receberá o projeto: o Campo do Brasileirinho, na Chatuba.
“Esse foi um projeto que nasceu com muito cuidado. Todos os idosos que são inseridos nele passam por avaliação física e cognitiva, o que nos possibilita planejar atividades com segurança e propósito. O tatame, por exemplo, nos permite aumentar o limiar de autonomia deles, porque perdem o medo de cair. Com isso, ousam mais e se fortalecem”, explicou a coordenadora do projeto, a fisiologista e gerontóloga, Milena Varella.
Para o prefeito Marotto Miranda, a visita reforça o compromisso da gestão com políticas públicas para a população idosa.
“O projeto 60+ mostra que investir nas pessoas é o caminho mais transformador. Cada depoimento que ouvimos dos participantes comprova que, em Mesquita, é possível envelhecer com dignidade, acolhimento e qualidade de vida”, afirma.
Jorge Miranda destacou o simbolismo do encontro. “Receber esse grupo na prefeitura é uma forma de reconhecer o valor da trajetória de cada um deles. São cidadãos que, mesmo enfrentando limitações, se mantêm ativos, participativos e comprometidos com o próprio bem-estar. Isso nos inspira e nos orienta como gestão”, disse o secretário municipal de Relações Institucionais.
Durante o encontro, os participantes puderam compartilhar suas experiências. Areciu e Alzira dos Santos, casados há 68 anos, moram em Santo Elias e participam do projeto há cerca de quatro.
“Eu melhorei muito. Não conseguia me levantar sozinha, mas depois que comecei a participar das aulas, mudei bastante”, conta Alzira, de 87 anos. Já Juscelino Fernandes Duarte, de 71, destaca a transformação em sua mobilidade. “Cheguei de bengala e hoje só uso se for para andar muito. Digo que melhorei 98%”, celebrou ele, que mora na Jacutinga.
O encontro aconteceu no auditório Zelito Viana. Os participantes estavam acompanhados do subsecretário Kleber Rodrigues.