Lula nomeará ex-prefeito de Belford Roxo para comandar PortosRio, informa jornal

Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho, foi importante aliado do petista na campanha de 2022


Por: Valor Econômico

Publicado em: 14/05/2025

Lula e Wagner Carneiro, o Waguinho, em ato de campanha nas eleições 2022, em Belford Roxo (RJ) — Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeará o ex-prefeito de Belford Roxo Wagner Carneiro (Republicanos), conhecido como Waguinho, para presidir a PortosRio, antiga Companhia Docas do Rio de Janeiro. A informação é do jornal "O Globo".


A PortosRio é a estatal responsável pela administração dos portos públicos federais no Estado. O futuro cargo de Waguinho, segundo a publicação, é estratégico na estrutura federal no Rio por ter influência sobre setores relevantes, como logística e comércio exterior. A nomeação de Waguinho deve ocorrer nos próximos dias.


Forte na Baixada Fluminense, Waguinho foi um importante aliado de Lula na campanha eleitoral de 2022. A nomeação é considerada uma retribuição ao apoio e também uma estratégia já com vistas às eleições de 2026.


O ex-prefeito também é marido da deputada federal Daniela Carneiro, ex-ministra do Turismo da terceira gestão de Lula. Ela foi exonerada em 2023 para abrir espaço a outro nome do União Brasil, Celso Sabino.


Em fevereiro, mandados de busca e apreensão contra o ex-prefeito revelaram em uma investigação da Polícia Federal sobre suspeitas de fraudes em compra de livros didáticos em sua gestão em Belford Roxo. À época, Waguinho não se manifestou sobre as apurações.


A informação sobre a nomeação do ex-prefeito desagradou a Associação Brasileira de Usuários de Portos, de Transportes e Logística, que em ofício afirmou haver ilegalidades na indicação. O documento foi direcionado ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também filiado ao Republicanos. Segundo a associação, indicações desse tipo para conselhos de administração ou diretorias são vedadas pela Lei das Estatais.