Itaguaí lança Passaporte Cultural e convida população a redescobrir a cidade

Iniciativa da Prefeitura e Porto Sudeste valoriza a história local, o turismo e o sentimento de pertencimento



Por: Redação

Publicado em: 14/10/2025

Casa de Cultura de Itaguaí

Foto: Divulgação / PMI

A cidade de Itaguaí acaba de ganhar uma nova forma de celebrar sua história e cultura. O Passaporte Cultural de Itaguaí foi lançado em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e o Porto Sudeste. A proposta é simples, mas poderosa: incentivar os moradores a conhecerem os principais pontos culturais e históricos do município, fortalecendo o orgulho e o vínculo com o território.


Com tiragem limitada de 300 unidades, o passaporte reúne 10 locais marcantes da cidade, divididos em quatro trilhas temáticas que refletem as influências indígenas, africanas, europeias e japonesas que formaram a identidade itaguaiense. A iniciativa também tem caráter educativo, aproximando a comunidade de seus espaços culturais e despertando o interesse pelo turismo local.


O subsecretário de Cultura de Itaguaí, Mael Silva, ressaltou a relevância do projeto para a valorização da cultura local e o engajamento da população com o patrimônio histórico da cidade.


- O Passaporte Cultural de Itaguaí é uma iniciativa de extrema importância para o fortalecimento da identidade cultural do nosso município. Através dele, incentivamos a população a conhecer os referenciais culturais presentes nessa primeira versão do Passaporte. Assim, proporcionamos a valorização e a vivência nos espaços culturais de Itaguaí, promovendo o sentimento de pertencimento e orgulho pela nossa história - destacou.


Segundo Carla Matos, gerente de Assuntos Corporativos e Responsabilidade Social do Porto Sudeste, o projeto é uma oportunidade de reconexão com as raízes da cidade.


- O Passaporte Cultural é um convite para que cada um de nós se reconecte com a herança viva de Itaguaí. Acreditamos que, ao valorizar a história do município, estamos fortalecendo o senso de pertencimento e construindo um futuro mais consciente e sustentável para o território - afirmou.


Quatro trilhas, uma mesma história


A Trilha Herança Japonesa destaca o legado dos imigrantes nipônicos que chegaram a Itaguaí no início do século XX. Entre os pontos de visita estão o Templo Budista Hoshoji, um dos primeiros do Brasil, e o Itaguaí Bunka Club, fundado por japoneses para preservar a cultura do Japão.


A Trilha Cultura Afro-Brasileira valoriza a resistência e a contribuição da população negra. Nela, os visitantes conhecem espaços como a Comunidade Tradicional Ilê da Oxum Apará, dedicada à preservação das religiões de matriz africana.


A Trilha Heranças Europeias e Indígenas representa os traços deixados pelos povos europeus e indígenas na formação cultural de Itaguaí, conectando diferentes influências históricas e simbólicas presentes no território.


Já a Trilha Caminhos do Mar celebra a relação de Itaguaí com o oceano, passando pelo Centro de Referência da Cultura Caiçara e pela Igreja de São Pedro, símbolo da fé e tradição pesqueira local.


Como participar


Os interessados podem retirar gratuitamente o passaporte na Biblioteca Municipal Machado de Assis (Estrada do Trapiche, s/nº – antiga estação) ou na Casa Porto (Rua João Cruz Neto, nº 5 – Ilha da Madeira). Basta apresentar um documento com foto.

A cada visita, o participante deve registrar sua passagem com uma foto e validar o carimbo oficial em um dos dois pontos de retirada, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.


Prêmios para quem embarcar nessa viagem cultural


Quem conseguir seis ou mais carimbos no passaporte receberá um “Vale-Visitação”, que dá direito a participar do sorteio de 50 kits exclusivos “Eu Amo Itaguaí”. Os vales devem ser depositados nas urnas da Casa Porto ou da Biblioteca Municipal até o dia 15 de novembro.



O sorteio acontece em 17 de novembro, e os vencedores serão divulgados no Instagram da Casa de Cultura de Itaguaí (@casadeculturaitaguai). A entrega dos prêmios será realizada em dezembro.