Iphan visita barracão da Beija-Flor de Nilópolis e conhece preparativos para homenagem ao Bembé do Mercado
Manifestação cultural é registrada pelo Iphan desde 2019
Por: Redação
Publicado em: 31/08/2025
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) esteve no barracão da Beija-Flor de Nilópolis, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), para acompanhar os preparativos da escola de samba para o Carnaval 2026. A comitiva, composta pelo presidente do Iphan, Leandro Grass, o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, Deyvesson Gusmão, e representantes do Ministério da Cultura (MinC), foi recebida pelo presidente da agremiação, Almir Reis.
Na ocasião, os enredistas Bruno Laurato e Vivian Pereira apresentaram a proposta do desfile, que terá como enredo o Bembé do Mercado, manifestação reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2019. Eles explicaram a escolha do tema e mostraram ilustrações e protótipos que revelam como a Beija-Flor pretende contar, na Marquês de Sapucaí, a história dessa celebração.
Segundo o presidente do Iphan, ao levar o Bembé para a Sapucaí, a Beija-Flor reforça a importância das tradições afro-brasileiras e dá visibilidade a um patrimônio fundamental para a memória e identidade cultural do país.
“A escolha da Beija-Flor de homenagear o Bembé do Mercado é um ato estratégico de exaltação a essa manifestação cultural. Essa iniciativa dialoga diretamente com a missão do Iphan, que é a salvaguarda do patrimônio imaterial. Tornar o Bembé conhecido pela população, despertar interesse e criar conexão é fundamental para sua valorização e continuidade”, destacou o presidente.
Único candomblé de rua do mundo
O Bembé do Mercado é uma celebração religiosa e cívica realizada todo dia 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil. Conhecido como um “Candomblé de Rua”, o evento acontece no Largo do Mercado, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e reúne diversos terreiros de candomblé. A festa mistura fé, cultura, política e tradição, sendo muito importante tanto para o povo de santo quanto para toda a comunidade local.