Governo começa construção do novo batalhão da PM em Nova Iguaçu

Previsão de conclusão da obra é para o fim de setembro


Por: Extra

Publicado em: 03/02/2026

Operários no terreno onde está sendo construído o batalhão da Polícia Militar em Nova Iguaçu.

Foto: Divulgação/Emop

O batalhão da Polícia Militar de Nova Iguaçu, começou a ser construído pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ). A futura unidade está sendo erguida na Estrada de Santa Rita, no bairro Botafogo. O batalhão ficará num terreno 5.112m² e terá 1.526m² de área construída.


De acordo com o projeto, o prédio do batalhão terá áreas de logística, serviços médicos, salas operacionais, auditório e alojamentos com capacidade para 400 pessoas, entre praças e oficiais, além dos espaços reservados para o comandante e subcomandante.


Na área externa, haverá um estacionamento com capacidade para 38 veículos, oficina, guarita e uma área de convivência e lazer. A previsão de conclusão da obra é para o fim de setembro deste ano.


Dezesseis novas unidades


O governador Cláudio Castro (PL) assinou no dia 26/01 a criação de 16 novas unidades operacionais e administrativas da Polícia Militar. A reestruturação da corporação prevê a construção do 13º BPM (Maricá); o 42º BPM (Araruama); 44º BPM (Nova Iguaçu), 45º BPM (Jacaré) e 46º (Guarus e São Francisco de Itabapoana). Além disso, foi oficializada a criação do 1º BPM (Venda da Cruz), em São Gonçalo que já está em funcionamento.


No decreto também prevê a transformação de oito unidades da Polícia Ambiental em três Batalhões de Polícia Ambiental, 1º BPAM (São Gonçalo), 2º BPAM (Volta Redonda) e 3º BPAM (São João da Barra). Segundo o governo do Rio, a medida pretende otimizar o tempo de resposta e alinhar a atuação da corporação às atuais dinâmicas de segurança pública.