Furto de cabos afeta circulação de trens no ramal de Saracuruna

O caso ocorre no dia em que a SuperVia pretendia implementar uma nova grade de horário


Por: O Dia

Publicado em: 12/08/2025

Estação Jardim Primavera fechada por furto de cabos

Érica Martin/Agência O DIA

Um furto de cabos comprometeu a circulação dos trens no ramal de Saracuruna, na Baixada Fluminense, na manhã desta terça-feira (12). O incidente ocorreu no dia em que a SuperVia pretendia implementar uma nova grade de horários que promete reduzir viagens.


Segundo a concessionária, o furto afetou o sistema de rede aérea, interrompendo o tráfego no trecho entre as estações Gramacho e Saracuruna. Já entre Gramacho e Central do Brasil, os trens operam com intervalos médios de 15 minutos. Até o fim da manhã, a Estação Jardim Primavera permanecia fechada.


Nas redes sociais, passageiros comentaram o transtorno. "E ainda fazem propaganda dizendo que melhorou a grade, no ramal Saracuna nenhuma melhora, nesse mesmo ramal que não está havendo circulação. Pura enganação", disse uma internauta.


"Uma empresa dessa não tem monitoramento 24h para prevenir furtos de cabos, tem que atrasar o trabalhador", afirmou outra. "Há décadas este problema acontece, por onde andam as autoridades? Em qual delegacia registram tantos delitos?", reclamou mais um.

Nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim, a circulação segue normal. Em nota, a SuperVia lamentou o transtorno e informou que equipes técnicas foram acionadas para realizar os reparos necessários.

"A concessionária também atuará em conjunto com as forças de segurança para esclarecer esse ato criminoso", afirmou em comunicado.



De acordo com a Polícia Militar, o comando do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer) não foi acionado, porém ao tomar conhecimento do caso, enviou uma viatura ao local.