Força-tarefa do Governo do Estado interdita três ferros-velhos irregulares em Belford Roxo
Agentes da Operação Desmonte apreenderam motor com numeração raspada e conduziam proprietário de um dos estabelecimentos à delegacia
Por: Redação
Publicado em: 24/10/2025
Três ferros-velhos irregulares foram interditados em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, por agentes da força-tarefa criada pelo Governo do Estado para coibir a comercialização de peças e sucatas de automóveis de origem ilícita. A Operação Desmonte, coordenada pelo Detran RJ, contou com a participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Secretaria de Estado de Fazenda e da Prefeitura de Belford Roxo.
Em um dos ferros-velhos, agentes encontraram um motor com numeração adulterada, possivelmente proveniente de roubo ou furto. O proprietário foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar esclarecimentos. Os três ferros-velhos, situados na Rua Rio Canal, no bairro Itaipu, em Belford Roxo, também foram autuados por risco ambiental. Situados às margens de um rio, todos lançavam óleo motor diretamente no chão de terra batida, poluindo o meio-ambiente. Todo o material foi apreendido e encaminhado para reciclagem em empresas cadastradas pelo Detran RJ.
A força-tarefa chegou aos três ferros-velhos após identificação dos locais pelo setor de monitoramento do Detran RJ. Nenhum deles possuía registro junto ao órgão. Os comerciantes não apresentaram notas fiscais do material que estava sendo comercializado.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Dias Coelho, ressaltou a importância da cooperação entre órgãos do Governo do Estado e as prefeituras para coibir o comércio irregular em ferros-velhos e orientar outros estabelecimentos a se cadastrar junto ao Departamento.
“A união de várias esferas do Governo do Estado, e também a participação de prefeituras na força-tarefa, é importante para que consigamos regularizar esse tipo de comércio. Nossa intenção é orientar todos para que se cadastrem junto ao Detran RJ e trabalhem de forma regular”, disse Rodrigo Coelho.
Criada há dois anos, a força-tarefa estadual que fiscaliza a comercialização de peças automotivas usadas já interditou 132 ferros-velhos, em 66 operações. Até o momento, já foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem mais de 2 mil toneladas de sucatas.
O diretor da Diretoria de Desmontagem do Detran RJ, Alan Ramos, disse que está agilizando o cadastramento de ferros-velhos que procuram o Detran RJ se propondo a trabalhar de forma legal.
“Estamos agilizando as licenças dos comerciantes que já entregaram a documentação ao Detran RJ. Já temos 80 empresas credenciadas e, por determinação da Presidência, vamos agilizar esse cadastro. Em outra frente de trabalho, buscamos orientar todos os donos de ferros-velhos que ainda não possuem registro a entrar em contato com o Detran RJ para fazer o credenciamento”, disse Alan Ramos.


