PM morre baleado durante confronto em São João de Meriti
Sargento Leonardo Santos Portugal, de 42 anos, apoiava uma ação da Polícia Civil
Por: Romulo Cunha, O Dia
Publicado em: 30/09/2025
Um policial militar morreu depois de ser baleado em um confronto com criminosos, nesta segunda-feira (29), em São João de Meriti, Baixada Fluminense. O sargento Leonardo Santos Portugal, de 42 anos, apoiava uma ação da Polícia Civil.
O crime aconteceu na comunidade do Conceito, no bairro Jardim Meriti. De acordo com a Polícia Civil, equipes da 64ª DP (São João de Meriti), com apoio da Polícia Militar, realizavam diligências para cumprir um mandado de prisão, quando foram atacadas a tiros. Houve reação e um confronto.
Na troca de tiros, Leonardo foi baleado. O agente não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um suspeito também morreu no conflito.
Ao O DIA, Daniele Portugal, de 41 anos, mulher do sargento, contou que o marido tinha o sonho de virar delegado da Polícia Federal e estava estudando para concretizá-lo. Ambos estavam há 23 anos juntos. O casal tem uma filha de 13 anos.
"Leonardo era um ser humano incrível, um excelente pai, marido e amigo. Com um coração gigante. O meu maior exemplo de determinação e coragem, sempre disposto a enfrentar todos os obstáculos. Firme e muito fiel a Deus. Nossa filha e eu temos um grande orgulho do nosso amor, amigo, parceiro e companheiro. Nós tínhamos o sonho de desfrutar do nosso cantinho, do nosso sítio, que era tudo que ele mais amava, cuidar dos nossos bichinhos e do contato com o mato. Nós estamos destruídas. Minha filha está desolada", disse.
Amigos usaram as redes sociais para se despedir do PM. "Um dos melhores combatentes que tive a honra de conhecer. Simples, leal e honrado. Perda irreparável para Polícia Militar e para a sociedade. Meus pêsames aos parentes e amigos", escreveu um internauta.
O 3º BPM (Méier), batalhão onde a vítima era lotada, também o homenageou. "Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte os corações da família e amigos", diz a nota.
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Ainda não há informações sobre o sepultamento de Leonardo.
Número de PMs mortos em 2025
Portugal se tornou o 42º policial militar morto este ano e o quarto apenas no mês de setembro. O último havia sido o subtenente Sidney Debossam, de 53 anos, assassinado a tiros no estacionamento de um mercado na Gardênia Azul, na Zona Sudoeste, no último dia 22.
Já no dia 20, o sargento Celso José Gomes de Abreu, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Lins, morreu depois de ser baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, na Rua Divisória, em Bento Ribeiro, na Zona Norte.
No último dia 12, o sargento Vagner Cunha Lima, de 46 anos, foi executado quando jogava cartas com amigos em um bar de Ricardo de Albuquerque, também na Zona Norte.