Em meio a tarifaço, Trump diz que Lula pode ligar 'a qualquer momento'

Republicano critica governo brasileiro, evita falar sobre tarifa e diálogo entre líderes segue travado








Por: O Dia

Publicado em: 02/08/2025

Donald Trump

AFP







O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (1º) que está aberto a receber um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “a qualquer momento”. A afirmação foi feita ao ser questionado por uma repórter da TV Globo sobre a possibilidade de conversa direta entre os dois líderes.

“Ele pode falar comigo quando quiser”, disse Trump. Ao ser perguntado sobre a tarifa de 50% aplicada contra produtos brasileiros, o republicano evitou explicar os motivos da medida, mas criticou a gestão brasileira. “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, afirmou. Apesar das declarações, reforçou ter “grande carinho pelo povo do Brasil” e não antecipou quais ações pretende tomar: “Vamos ver o que acontece”.


Nos bastidores, auxiliares do presidente brasileiro afirmam que Lula está disposto a estabelecer um contato direto com Trump, desde que a ligação seja atendida pelo mandatário americano. Em entrevista ao jornal The New York Times, publicada na última quarta-feira (30), o petista revelou que, até o momento, não houve abertura para diálogo por parte dos Estados Unidos.

“Eu pedi ao meu vice-presidente, ao ministro da Agricultura e ao ministro da Economia para tentarem conversar com seus equivalentes americanos e avaliar as possibilidades. Até agora, não conseguimos”, disse Lula.


Fontes do Planalto relatam que os canais de comunicação com a Casa Branca permanecem bloqueados, o que tem dificultado uma aproximação política entre os dois governos.