Comunidades do Rio, da Baixada e de São Gonçalo são alvos da operação Barricada Zero
Ação teve início na Cidade de Deus, Caxias, Nova Iguaçu, Queimados e São Gonçalo
Por: O Dia
Publicado em: 24/11/2025
Diversas operações contra barricadas acontecem em simultâneo em comunidades do estado do Rio, na manhã desta segunda-feira (24). As ações fazem parte do programa Operação Barricada Zero, apresentado pelo governo na semana passada. Até o momento, quatro pessoas foram presas.
A operação, coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional, reúne esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias de Estado e prefeituras.
Nesta segunda-feira, a ação acontece no Rio, na Cidade de Deus, na Zona Sudoeste; em Duque de Caxias, na comunidade Mangueirinha; em Nova Iguaçu, na comunidade Grão Pará; em Queimados, nas comunidades São Simão e Dom Bosco; e em São Gonçalo, na comunidade Jardim Catarina.
Na Cidade de Deus, os criminosos chegaram a colocar fogo em algumas barricadas da região para dificultar o trabalho das polícias. Agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) prenderam quatro pessoas. Na ação, uma pistola e diversas drogas foram apreendidas. A ocorrência foi encaminhada à 32ª DP (Taquara).
“Essa ação integrada traz um recado muito claro para os que insistem em interromper o direito de ir e vir dos moradores: nós não vamos mais tolerar que barricadas sejam instaladas no Rio de Janeiro. E para os que ousarem reinstalar esses obstáculos, a resposta será dada à altura, com operações das unidades especiais das polícias Civil e Militar”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A ação tem o objetivo de retirar os bloqueios instalados por organizações criminosas para restringir a entrada das polícias nas comunidades. As barricadas também dificultam a chegada de serviços essenciais e retiram o direito de ir e vir dos moradores.
Para a primeira fase da Operação Barricada Zero, o Governo do Estado liberou 50 kits de demolição, compostos por ferramentas de alto desempenho, como rompedores hidráulicos, retroescavadeiras, caminhões basculantes, além de itens como motosserra e alguns outros que serão específicos por região.
Na primeira etapa, a operação acontecerá em 12 cidades: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Itaboraí, Duque de Caxias, Queimados, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Maricá.


