Cinco homens são presos por receptação de celulares na feira de Caxias

A ação fez parte da Operação Rastreio, que já prendeu 60 pessoas e recuperou mais de 800 aparelhos


Por: O Dia

Publicado em: 30/06/2025

Policiais disfarçados prendem cinco homens por vender celulares oriundos de crimes na feira de Duque de Caxias

Reprodução / @PCERJ

Policiais da 59ª DP (Duque de Caxias) prenderam em flagrante, na manhã deste domingo (29), cinco homens pelo crime de receptação de aparelhos celulares na feira popular de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. 


Segundo a Civil, os criminosos Bruno da Silva Mecenas, Galileu Reis Bastos, Eduardo do Nascimento Lima, Leonardo Cardoso de Araújo e Paulo Cesar Oliveira Silva foram identificados pelos agentes, que estavam disfarçados no local, comercializando os aparelhos na feira de forma informal em momentos distintos.


No momento da abordagem, foi realizada uma pesquisa nos IMEIS (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) dos celulares encontrados com os homens, sendo constatado que cinco se tratavam de produto de crime. Os outros 200 aparelhos localizados também foram apreendidos por não possuírem a comprovação da origem.


De acordo com a corporação, os presos foram encaminhados à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), onde permanecem à disposição da Justiça. A pena para quem vende aparelhos telefônicos frutos de crimes é de três a oitos anos de prisão e multa.


A ação fez parte da Operação Rastreio, que tem como objetivo identificar roubadores, furtadores e receptadores de celulares. As diligências tiveram início no último dia 3 de maio e já resultaram em mais de 800 aparelhos recuperados, que serão analisados e devolvidos aos verdadeiros donos. Até o momento, mais de 60 criminosos foram presos.