Chuva forte causa alagamentos e transtornos no Rio

Ruas das zonas Oeste e Norte, além da Baixada Fluminense, ficaram inundadas devido ao alto volume de chuva em um curto espaço de tempo


Por: O Dia, TV Globo

Publicado em: 17/12/2025

Carro ficou parcialmente submerso na Rua Uranos, em Bonsucesso

Reprodução/Redes sociais

O estado do Rio amanheceu sob forte chuva nesta quarta-feira (17). Em Campo Grande, na Zona Oeste, as ruas Arapacu, Camaipi e Gramado ficaram completamente alagadas, e os bombeiros precisaram resgatar passageiros de um ônibus que ficou ilhado com a ajuda de botes. De acordo com o Alerta Rio, entre 5h e 5h15, o volume acumulado foi de 18mm em um curto espaço de tempo no bairro. Devido a este cenário, a capital entrou no Estágio 2 ás 6h45.


A Zona Norte da cidade e a Baixada Fluminense também sofreram bastante com o alto volume de água. No Méier, choveu 10,2 mm, e em Piedade, 10,2 mm. Na Rua Uranos, em Bonsucesso, um carro ficou parcialmente submerso. O motorista contou com a ajuda de populares para impedir que o veículo fosse arrastado pela água. Nas imagens é possível ver pelo 11 homens ajudando.


Em Austin e Cabuçu, Nova Iguaçu, moradores relatam nas redes sociais que a chuva chegou acompanhada de vento muito forte. Na Rodovia Washington Luiz, motoristas relataram pontos de alagamento ao longo da via.


A circulação de trens foi normalizada às 9h. Antes, a circulação do ramal Saracuruna funcionou somente entre as estações Penha e Saracuruna em função das fortes chuvas que causaram pontos de alagamento nas proximidades da estação Manguinhos. O serviço de trens no trecho Penha e Central também está normalizado.


A MobiRio informou que os serviços 17 e 67 chegaram estão temporariamente interrompidos. A MobiRio informou que a linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz - Parador) teve o serviço retomado após duas horas de paralisação. A linha 67 (Campo Grande x Deodoro - Conexão BRT) segue temporariamente interrompida.


Os cinco maiores acumulados de chuva das 0h até às 6h foram os seguintes:

- Est. Grajaú/Jacarepaguá – 91,0mm
- Campo Grande – 77,0mm
- Piedade – 47,0mm
- Grajaú – 43,2mm
- Tijuca/Muda – 40,2mm


Nas redes sociais, moradores registraram como ficaram as ruas de Campo Grande nas primeiras horas do dia. Muitos precisaram usar baldes e rodos para retirar a água que invadiu as casas. "Acordei às 6h para empurrar a água. Que chuva! Alagou meu terraço e desceu por toda a escada"; "Impossível sair de casa com a chuva que cai em Inhoaíba".


A chuva forte que atinge diversas regiões do estado do Rio é reflexo da frente fria que chegou durante a madrugada. Segundo o Alerta Rio, o dia será de céu nublado a encoberto, com chuva moderada a forte na madrugada e na manhã, passando para fraca a moderada e isolada a partir da tarde. Os ventos estarão moderados a fortes. A temperatura mínima pode chegar a 17 °C, e a máxima, a 28 °C.


No fim da noite de terça-feira (16), a cidade retornou ao nível do Protocolo de Calor 1 (Calor 1) em função da ausência de previsão de índices de calor (extremo, muito alto ou alto) nas próximas horas. A capital havia entrado no nível de Calor 2 em função do registro de índices de calor alto (36°C a 40°C).


Passageiros de ônibus ilhado em temporal no Rio precisam ser resgatados em bote.

Foto: Reprodução/ TV Globo

Morador desentupiu bocas-de-lobo de rua em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Foto: Reprodução/ TV Globo

Moradora de Campo Grande tira água de dentro de casa com jarra.

Foto: Reprodução/ TV Globo