BRT Metropolitano: Terminal que promete integrar Rio e Baixada ganha pedra fundamental em Irajá
Conexão será realizada através do Terminal Margaridas, que está sendo construído entre a Rodovia Presidente Dutra e a Avenida Brasil
Por: O Dia
Publicado em: 06/08/2025
A Prefeitura do Rio anunciou, na manhã desta quarta-feira (6), o projeto BRT Metropolitano, com o objetivo de promover a integração dos transportes da Baixada Fluminense com a capital. A conexão começará após a abertura do Terminal Margaridas, que teve a construção iniciada hoje em Irajá, entre a Rodovia Presidente Dutra e a Avenida Brasil, e fará a conexão com o BRT Transbrasil.
De acordo com a proposta, ônibus intermunicipais vão deixar os passageiros no novo terminal, previsto para ser inaugurado no início do primeiro semestre de 2026. Deste local, eles poderão acessar o BRT, com saídas a cada cinco minutos nos horários de pico.
A partir deste ponto, os usuários do serviço seguirão pela faixa exclusiva até o Centro ou a Barra da Tijuca, Zona Oeste. Todo o processo será integrado pelo cartão Jaé, pelo valor de R$ 4,70, que ainda contempla outros transportes municipais, como ônibus comum, van ou VLT.
O prefeito Eduardo Paes detalhou a proposta, enfatizando que o novo terminal contará com câmeras de avisos sonoros, sistemas de vigilância 24 horas. "Em seis meses, vamos ter os moradores dessa cidade totalmente integrados ao sistema BRT, e os moradores da cidade do Rio também integrados aos municípios da Baixada Fluminense. E a Avenida Brasil liberada de tantos ônibus paradores, municipais, intermunicipais, que aumentam o caos no trânsito. As obras são iniciadas hoje."
O mandatário ainda citou exemplos de trajetos para enfatizar a mobilidade no novo sistema. "O ônibus intermunicipal vem e ao invés dele entrar na Avenida Brasil e ir pela pista lateral, parando e pegando engarrafamento, ele entra direto no Terminal Margaridas, e de lá, o passageiro embarca diretamente no BRT, com saídas a cada cinco minutos no horário de pico. A partir do terminal, o passageiro segue pela faixa exclusiva até o Centro, ao Terminal Gentileza, ou à Barra, e de lá, pode ir a Santa Cruz. E mais importante: tudo isso integrado ao sistema Jaé, por R$ 4,70, permitindo ao usuário combinar os modais", ponderou.
Segundo estimativa, o projeto reduzirá o tempo de viagem pela metade a quem sai de Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Japeri e Paracambi, os municípios atendidos na primeira fase do projeto, à capital.
Bilhete Único Metropolitano
Paes também propôs a criação do Bilhete Único Metropolitano, válido para toda a região. "Uma passagem só ligando o morador da Baixada ao Rio, e vice-versa. Transporte mais barato, rápido e confortável, e a prefeitura do Rio está garantindo um subsídio integral porque nós temos o Jaé. Quando nós temos o Jaé, não estamos dando dinheiro para a Riocard, que é igual a empresa de ônibus. O dinheiro vem para a prefeitura, da tarifa, e a gente distribui os recursos pelo sistema sabendo, de fato, quem andou, para onde foi, de onde chegou", explicou.
A integração total deve ser realizada até 2028. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, da secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, e do subprefeito da Zona Norte, Douglas Araujo.