Alunos da rede estadual participam de Olimpíada Internacional de Matemática no Japão

Estudantes do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, embarcaram para competição, que reunirá 19 países


Por: Redação

Publicado em: 30/07/2025

Alunos da rede estadual viajarão para o Japão

Divulgação

Raciocínio lógico, resolução de problemas, equações, geometria e muito mais. Esses são alguns dos desafios que nove alunos do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, terão que enfrentar para conquistar medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO). A equipe embarcou nesta terça-feira (29), com destino a Tóquio, no Japão, acompanhada de uma professora e da diretora da unidade. A competição será realizada de 2 a 6 de agosto e reunirá mais de 1,6 mil jovens de 19 países.

Esta é a terceira vez consecutiva que os alunos representam o estado em uma etapa internacional da olimpíada. "Esses alunos são exemplos do que o nosso ensino público pode alcançar quando há incentivo, dedicação e oportunidades. O Governo do Estado seguirá investindo para que mais jovens possam viver experiências transformadoras como essa." afirmou o governador Cláudio Castro.

Em 2023, o colégio conquistou medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática, realizada em Nova York (EUA), e repetiu o feito na edição seguinte, na Coreia do Sul. Para a diretora-geral da unidade, Elaine Cândido, a participação dos estudantes é a prova de que o ensino público tem pode ir além.


"Levar mais um grupo de estudantes para fora do país representa muito mais do que uma viagem, é a confirmação de que a educação pública, quando feita com seriedade e compromisso, transforma vidas. Estar entre os selecionados para essa etapa internacional, pelo quarto ano consecutivo, é motivo de orgulho.", ressaltou a diretora.

A expectativa para este ano é alta, e os alunos seguem confiantes. "Sigo motivado e confiante de que, com dedicação e foco, a nossa próxima conquista será dourada." disse Kauan Leandro, que participou da última olimpíada realizada na Coreia do Sul.


O desempenho que garantiu a classificação para a etapa internacional veio após resultados expressivos na Olimpíada Canguru de Matemática e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O Colégio Marechal Zenóbio da Costa já soma mais de 200 medalhas em competições nacionais e internacionais.


A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, reforçou o compromisso da pasta com o estímulo ao protagonismo estudantil por meio do apoio às competições acadêmicas. A viagem foi viabilizada pelo Governo do Rio de Janeiro, por meio da pasta. 

"Estamos orgulhosos por mais esta conquista da educação do Rio de Janeiro. Essa classificação evidencia o quanto nossos alunos estão preparados para competir com estudantes de diversos países, seja qual for o tema da competição. Desejamos muita sorte para os nossos craques da Matemática.", disse a secretária.

Projeto Sala de Aula Invertida

Os estudantes fazem parte do projeto “Sala de Aula Invertida”, chamado SICMA MATHEMA, que adota uma metodologia baseada em desafios matemáticos. Desde 2018, eles desenvolvem habilidades avançadas de raciocínio lógico e resolução de problemas. Em 2024, a rotina de preparação seguiu intensa, com aulas extras e simulações durante o ano letivo e até nas férias escolares.

A Asia International Mathematical Olympiad Open Contest é uma iniciativa conjunta de três das mais renomadas instituições internacionais dedicadas ao ensino da Matemática: a Asian Mathematical Olympiad Union, a China Education Research Association e a Hong Kong Mathematical Olympiad Association.