Adolescente vítima de tornado no Paraná organizava festa para celebrar Crisma quando morreu

Julia Kwapis, de 14 anos, estava na casa de uma amiga no momento em que foi arrastada. Ela enviou um último áudio para o pai combinando a comemoração



Por: O Dia

Publicado em: 09/11/2025

Vítima de tornado no Paraná, Julia Kwapis tinha 14 anos

A adolescente Julia Kwapis, de 14 anos, é uma das seis pessoas que morreram em decorrência do tornado que atingiu o estado do Paraná, principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, na última sexta-feira (7). Poucas horas antes de morrer, a menina havia mandado uma mensagem de áudio para o pai combinando uma festa para comemorar o recebimento da Crisma, sacramento da Igreja Católica, neste sábado (8).


Julia estava na casa de uma amiga quando foi arrastada pelas rajadas de vento. Ela foi socorrida, não se sabe como e nem por quem, e levada ao Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, a cerca de 18km de distância de Rio Bonito do Iguaçu.


A família de Julia ficou sem notícias da adolescente durante toda a noite de sexta-feira e madrugada de sábado. De acordo com Mari Kwapis, mãe da jovem, após buscar por informações, ela foi informada de que a filha estava no hospital da cidade vizinha às 6h20.


“A princípio, o que a gente soube é que ela foi jogada, ela foi arrastada. Ela chegou aqui em um grau muito difícil... um grau quatro de sobrevivência. Ela está muito machucada”, disse Mari, em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.


Roberto Kwapis, pai de Julia, contou que recebeu uma mensagem de áudio da filha por volta das 16h45 de sexta-feira sobre a comemoração. A família estava combinando um churrasco para celebrar o dia especial. “A madrinha perguntou se a gente vai querer fazer churrasco amanhã ou algo do tipo”, disse a adolescente no áudio.


Além de Julia, outras cinco pessoas também morreram em decorrência do tornado que atingiu o Paraná. Em Rio Bonito do Iguaçu, as vítimas foram identificadas como Jose Gieteski, de 83 anos, Adriane Maria de Moura, 47, Claudino Paulino Risse, 57, e Jurandir Nogueira Ferreira, 49. Em Guarapuava, Jose Neri Geremias, de 53 anos, também perdeu a vida.



Município mais atingido, Rio Bonito do Iguaçu ficou com 90% da área urbana completamente destruída. Às 17h de sábado, o Corpo de Bombeiros informou que não localizou mais ninguém nos escombros dos prédios danificados. O tornado deixou ao menos mil pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade, segundo levantamento prévio da Defesa Civil. O governador Ratinho Júnior decretou estado de calamidade pública no município.